Toda a produção literária realizada entre o fim do império romano e o movimento renascentista, que tem início no final do século XV, inclui o movimento que se conhece como literatura medieval. Inúmeras obras foram geradas nesta época histórica, por esta razão esta é uma corrente ampla e muito significativa na Europa, não somente neste período, mas até hoje. A bibliografia desse momento da história abrange tanto criações profanas quanto as de natureza sacra. Há desde obras filosóficas até as compostas por membros do clero. Boa parte dos livros criados durante a era medieval tem autoria desconhecida. Naquele momento histórico carecia-se de registros e o autor não era visto com a importância dos nossos dias. Muitos deles reescreviam textos da Era Clássica ou de figuras fundamentais do Cristianismo. Ou seja, eles produziam novas versões dessas narrativas. Por esta razão os escritores não se destacavam individualmente e muitos livros medievais hoje são reconhecidos somente por seu título, nunca pelos autores.
Autores e Obras
- Beowulf: Autor anônimo.
- Caedmon: Caedmon’s Hymn.
- “Poeta-Pearl" ou “Poeta-Gawain”: Sir Gawain e o Cavaleiro Verde; Pérola; Paciência e Pureza (três peças religiosas).
- Geoffrey Chaucer: Os Contos da Cantuária; O Livro da Duquesa.
- Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria.
- Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.
- Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira; Auto dos Reis Magos; Auto da Barca do Inferno; Auto da Barca do Purgatório; Auto da Lusitânia; O Velho da Horta.