Os livros paradidáticos são lançados no mercado editorial com a intenção de criar o hábito da leitura principalmente no público estudantil, entendendo-se esta ação como um gesto que tem o potencial de transmitir conhecimentos, entreter e levar o leitor a elaborar seus próprios planos no campo individual e nas esferas da política, da justiça, do afeto e da paz. O conteúdo destas obras busca frisar o quanto é importante tomar posse dos objetos culturais e preservá-los através da linguagem, sempre contando com a probabilidade de realizar, por meio destes bens, uma mudança pessoal e uma ação sobre o meio. O ato de ler ainda é, infelizmente, um exercício considerado entediante e inútil, especialmente no ambiente escolar. Depende de quem leciona implementar práticas que extraiam resultados promissores da leitura dos livros paradidáticos. E também cabe ao mercado editorial direcionar aos alunos livros que sejam mais compatíveis com o gosto desses leitores e com o mundo moderno. Os editores contemplam principalmente os autores clássicos, tais como Machado de Assis e José de Alencar.
Autores e Livros
- Pedro Bandeira: A Hora da Verdade; Anjo da Morte; Descanse em Paz, Meu Amor; A Droga da Obediência; O Fantástico Mistério da Feiurinha; A Marca de Uma Lágrima; Rosaflor e a Moura Torta; O Medo e a Ternura.
- Machado de Assis. Ressurreição; A mão e a Luva; Helena; Iaiá Garcia; Dom Casmurro; Memórias Póstumas de Brás Cubas; Esaú e Jacó.
- José de Alencar: Cinco Minutos; A Viuvinha; O Guarani; Lucíola; Iracema; As Minas de Prata; Senhora; Encarnação; Ubirajara.
- Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira; Auto dos Reis Magos; Auto da Barca do Inferno; Auto da Barca do Purgatório; Auto da Lusitânia; O Velho da Horta.
- Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas; Poemas de Camões; Poemas de Camões II.
- Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos; Noite na Taverna.
- José Basílio da Gama: O Uraguai.
- Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias.
- Aluísio de Azevedo: O Mulato; O Cortiço.
- Eça de Queirós: Alves & Cia; O Crime do Padre Amaro; O Primo Basílio; A Relíquia; Os Maias; A Ilustre Casa de Ramires; A Tragédia da Rua das Flores; A Cidade e as Serras.
- Jorge Amado: Cacau; Mar Morto; Capitães da Areia; Jubiabá; Os Subterrâneos da Liberdade; Gabriela, Cravo e Canela; Dona Flor e seus Dois Maridos; Tenda dos Milagres; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.
Fontes:
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/81
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Livros_de_Pedro_Bandeira
http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp
http://www.suapesquisa.com/romantismo/principais_escritores_brasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Vicente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2580085
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/escritores_naturalismo.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/E%C3%A7a_de_Queir%C3%B3s
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado
http://www.antaresamericana.com.br/ensino-medio/livrosparadidaticos/livros-paradidaticos---literatura/297
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/literatura/autores-do-romance-paradidatico/