Os contos de fadas constituem uma variante das famosas fábulas. Estes estilos literários têm em comum o elemento principal que as caracteriza, uma história concisa entretecida a partir de um tema central, a qual lega a leitores de todas as gerações o saber e uma série de traços culturais. Inicialmente eles são disseminados pela comunicação oral. Geralmente o herói ou a heroína são obrigados a vencer desafios gigantescos antes de vencer o mal. Estas narrativas são marcadas pelo início com o tradicional “Era uma vez”, para frisar que as temáticas não envolvem somente a temporalidade e a dimensão espacial do presente. Os protagonistas e os contextos que preenchem estas tramas são, na verdade, uma tradução da rotina do leitor e de seu mundo particular, povoado por confrontos, temores e devaneios.
Estão muito presentes nestas histórias a oposição entre pessoas de gerações distintas, a coexistência de crianças e adultos; as várias fases da existência, assim como as emoções inerentes a cada ser. Estes temas ajudam a compreender o universo que nos cerca e contribui para que aprendamos a passar por tudo isso da melhor maneira possível. Embora se fale em contos de fadas, seus protagonistas são, em grande parte, animais falantes.
Autores e Obras de contos de Fadas
- Carolina Munhóz: A Fada; O Inverno das Fadas; Feérica.
- Hans Christian Andersen: O Improvisador; Contos (Contos de Fadas); O Patinho Feio; A Rainha da Neve; Soldadinho de Chumbo; A Pequena Vendedora de Fósforos; A Roupa Nova do Imperador.
- C. S. Lewis: As Crônicas de Nárnia; Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, (As Crônicas de Nárnia); Príncipe Caspian (As Crônicas de Nárnia).
- J. R. R. Tolkien: O Senhor dos Anéis; O Silmarillion; O Hobbit; Sobre Histórias de Fadas; As Aventuras de Tom Bombadil; Roverandom; The Children of Húrin.
- Marion Zimmer Bradley: A Dama do Falcão; A Espada Encantada; As Brumas de Avalon; A Filha da Noite; A Queda de Atlântida; A Colina das Bruxas.
- Aprilynne Pike: Asas; Encantos; Ilusões; Destinos.
- Irmãos Grimm: Branca de Neve; Cinderela; A Bela Adormecida; Contos de Fadas.
- Charles Perrault: Chapeuzinho Vermelho; O Barba Azul; O Gato de Botas; Pequeno Polegar.
- La Fontaine: O Lobo e o Cordeiro; Fábulas Escolhidas; A Lebre e a Tartaruga; O Menino e a Mula; O Leão e o Rato.
- As Mil e Uma Noites: Vários Autores Anônimos.
- Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo: O Saci; Reinações de Narizinho; Caçadas de Pedrinho; Emília no País da Gramática; Memórias da Emília; O Poço do Visconde; Jeca Tatuzinho; A Caçada da Onça; O Minotauro.
- Melissa Marr: Série Wicked Lovely: Terrível Encanto; Tinta Perigosa; Frágil Eternidade; Radiant Shadows; Darkest Mercy.
- Gabrielle-Suzanne Barbot: A Bela e a Fera.
- J. M. Barrie: Peter Pan.
Fontes:
http://ultimato.com.br/sites/jovem/2010/09/22/livros-de-c-s-lewis-publicados-em-portugues/
http://www.sobrelivros.com.br/info-fadas-aprilynne-pike/http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato
http://ecleticateen.blogspot.com.br/2012/04/contos-de-fadas-autores-e-livros.html
http://www.sobrelivros.com.br/info-wicked-lovely-melissa-marr/http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/literatura/escritores-da-literatura-de-fadas/