Escritores do Barroco

Por Ariane Soares Pereira da Silva

Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura (Mackenzie, 2016)
Licenciada em Letras Português-Inglês (FMU, 2012)

Categorias: Literatura
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O barroco iniciou-se no final do século XVII e início do século XVII, na Espanha.

O movimento artístico espalhou-se por toda a Europa, influenciando as artes plásticas, a literatura, a arquitetura, a música e o teatro.

Em Portugal, iniciou-se em 1580 com a morte de Camões e terminou com a fundação da Arcádia Lusitana.

Já no Brasil, iniciou-se com a publicação do poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, em 1601. Terminou em 1768 com a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.

O período é marcado por grandes acontecimentos. A instabilidade política e a decadência econômica nos países europeus que foram responsáveis pelo surgimento desse movimento artístico. O surgimento de questionamentos sobre os valores impostos pela Igreja Católica, além da perda dos fiéis após as revoltas religiosas. A partir de então, surge a Contrarreforma com o objetivo de evitar a saída de mais fiéis, através de suas ideias teocêntricas.

Influenciados pelo movimento barroco, os escritores utilizam de excesso de mensagens religiosas, linguagem e tom pessimistas, figuras de linguagem, linguagem rebuscada e mais trabalhada, cultismo e conceptismo, além de poesias marcadas pela instabilidade emocional, sendo acompanhada de sentimento de culpa pelos pecados. Também trabalham com o tema sobre a vida e a morte, e sobre a imagem da mulher, comparada com uma rosa devido à sua estonteante beleza.

Principais autores e obras do movimento barroco:

Fontes:

Módulo do ensino integrado: língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2002. p.79-119.

https://www.stoodi.com.br/blog/2018/09/12/barroco/

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!