O Humanismo surgiu em pleno Renascimento, na cidade de Florença, na Itália, exatamente no final do século XIV. Petrarca, um de seus principais expoentes literários, foi pioneiro no esforço de converter o ser humano no eixo central de todos os acontecimentos e o transformou em protagonista de todas as modificações sociais; surge assim o Antropocentrismo em substituição ao Teocentrismo. Ele é também o responsável pela renovação da importância das pesquisas em torno do latim e dos padrões clássicos, o que implica na procura de textos desaparecidos nos monastérios. Agora o Homem é dotado da liberdade de escolha e assim é livre para construir seu porvir. As sensações são subjugadas pela Razão e o mundo é visto objetivamente, não mais em sua versão imaginária.
Autores e Obras do Humanismo
- Miguel de Cervantes: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha; Novelas Exemplares; Viagem de Parnaso; Oito comédias e oito entremezes novos nunca antes representados.
- William Shakespeare: Romeu e Julieta; Hamlet; Rei Lear; Sonho de uma Noite de Verão; Otelo; Macbeth; Noite de Reis; A Tempestade; Megera Domada; Henrique V; A Comédia dos Erros; Sonetos.
- François Rabelais: Tiers Livre; Quart Livre; Gargântua e Pantagruel.
- Luís de Camões: Os Lusíadas; Rimas; Auto de Filodemo;
- Erasmo de Roterdã: O Elogio da Loucura; De Libero Arbitrio; As Navegações dos Antigos; Preparação para a Morte.
- Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia.
- Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria.
- Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.
Fontes:
http://silviamota.ning.com/group/humanismohttp://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/TP1/Hotpotatoes8/C11_EscritoresHumanistasR.htm