Exercícios - Modernismo

Questões sobre o movimento modernista, retiradas de provas de vestibular.
Ler artigo Modernismo.

Exercício 1: (UDESC 2010)

As proposições abaixo se referem ao Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.


Exercício 2: (UFSC 2017)

O sorriso enigmático de Mona Lisa faz por merecer a multidão de turistas e a enxurrada de flashes que a registram todos os dias no Museu do Louvre, em Paris. Criada por Leonardo da Vinci no início do século XVI, a Gioconda é resultado da utilização de técnicas apuradíssimas e proporções corporais exatas, sem falar no famoso meio sorriso e no olhar enviesado. Mais do que uma revolução artística, porém, o que aquela criação testemunha é um período de transformações culturais e sociais que varreriam a Europa e dariam luz ao homem moderno.
ASSIS, A. F. A razão brilha para todos. Revista de História, ano 9, n. 98, p. 18, nov. 2013.

Sobre a Europa, no período conhecido como modernidade, é correto afirmar que:


Exercício 3: (Enem 2017)

VALENTIM, R. Emblema 78. Acrílico sobre tela. 73 x 100 cm. 1978. Disponível em: www.espacoarte.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

A obra de Rubem Valentim apresenta emblemas que, baseando-se em signos de religiões afro-brasileiras, se transformam em produção artística. A obra Emblema 78 relaciona-se com o Modernismo em virtude da:


Exercício 4: (URCA 2015/2)

Sobre a Segunda Fase do Modernismo Brasileiro, pode-se dizer:

I. Foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas.
II. Hermética, a valorização da linguagem rebuscada e metalinguística apresenta um certo desafio ao leitor iniciante.
III. Os poetas do período tinham liberdade para escolher formas como o soneto ou o madrigal, sem que isso significasse uma volta às estéticas do passado, como o Parnasianismo.
IV. Ênfase no conteúdo sonoro e visual, disposição assimétrica dos versos no papel, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.
V. No aspecto temático, a abordagem do cotidiano continuou sendo explorada, mas os poetas voltaram-se também para problemas sociais e históricos, além de manifestarem inquietações existenciais e religiosas que ampliaram as proposições da fase anterior.