Lista de questões de vestibulares sobre Oswald de Andrade. Ler artigo Oswald de Andrade.
Sobre “O Rei da vela” de Oswald de Andrade, assinale A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
A família de Oswald de Andrade, tradicional em São Paulo, sofreu com a crise de 29, por isso a peça fala sobre a exploração do proletariado pelo capitalista;
O espetáculo feito por Totó Fruta-do-Conde tem por finalidade atrair os falidos, para emprestar-lhes dinheiro a juros altíssimos;
As rubricas da peça são curtas, principalmente as que iniciam os atos, nas quais se encontram apenas os nomes das personagens que aparecerão naquele momento;
Na cena da morte de Abelardo II encontra-se a justificativa para o título da peça;
“Heloísa será sempre de Abelardo. É clássico.” A fala é de Abelardo II e remete o leitor à história do filósofo francês do século XII, Pedro Abelardo, e sua amada Heloísa.
Leia atentamente o trecho de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, para marcar a única alternativa verdadeira, em relação ao trecho, ao autor e à peça como um todo.
Abelardo I- Crápulas! Sujos! Um é o Totó Fruta-do-conde! O outro, este bêbado perigoso. Virou fascista agora. Minha cunhada veio sentar-se de maillot no meu colo para eu coçar-lhe as nádegas... com cheques, naturalmente. A sogra caída... A outra velha... E eu é que devo me sentir honradíssimo... por entrar numa família digna, uma família única. MAIS HELOÍSA Heloísa (Entra de maiô)- Você não vai ao banho? Estão todos prontos. Abelardo – Não vou! Estou com um pouco de dor de cabeça. Prefiro repousar. Leve esse Americano duma figa... Minha cara, eu estou vendo que peguei no duro, no batente, durante dez anos, para fazer uma porção de piratas jogarem ioiô! Heloísa- Estás arrependido? Não te trago vantagens sociais? Políticas... bancárias... (p.74) ANDRADE, O Rei da Vela.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.
Os personagens, em O Rei da Vela, têm caráter simbólico. Por exemplo, Abelardo I e II representam o capital nacional como preposto do capital estrangeiro, denunciando as relações de exploração que existiam na sociedade da década de 30, em São Paulo;
O trecho selecionado revela a síntese do casamento de Abelardo com Heloísa, que assim como os personagens da história medieval se casam e vivem juntos, enfrentando os preconceitos que existiam contra essa união;
O Rei da Vela é uma peça em que se pode constatar a presença de algumas das propostas do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, como a assimilação de outras culturas para o engrandecimento da literatura brasileira;
A linguagem utilizada na peça, como se percebe no trecho selecionado, remete o leitor à proposta feita por Oswald de Andrade em seu Manifesto Antropófago, caracterizando-se pelo uso constante de conjunções aditivas, que dão ao texto o ritmo da poesia;
Ao apresentar a união entre Heloísa, sua família e Abelardo, Oswald de Andrade denuncia a união entre a burguesia, representada por Heloísa, e a nobreza, representada por Abelardo, que se submete a um casamento sem amor, para salvar as aparências e seu patrimônio.
Sobre O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, marque a única alternativa verdadeira.
O Rei da Vela é uma peça marcada pela tradição, dividida em três atos, com personagens convencionais, discute questões relativas aos problemas populares, como se pode constatar no trecho selecionado;
O Rei da Vela é o marco do teatro moderno no Brasil. Sua encenação, em 1933, antecipa elementos que seriam comuns nas obras consagradas na década de 40, fazendo de Oswald de Andrade o principal nome do teatro moderno brasileiro;
Os nomes Abelardo e Heloísa remetem à história de amor que aconteceu na Europa, no século XII. Em sua obra, Oswald de Andrade, apesar de manter os nomes, cria personagens que se unem por interesse, o que os distancia dos protagonistas da história original;
Abelardo I e Abelardo II representam a classe em ascensão em São Paulo do início do século, proveniente da nobreza e que detém o poder financeiro do estado;
As referências ao teatro brasileiro são uma crítica à forma como ele se constrói e dão ao texto o caráter metafísico que se encontra nas reflexões do teatro sobre o teatro, em peças como esta e em outras, que tematizam o teatro.