Mais um dos livros de contos de Monteiro Lobato, Negrinha foi publicado em 1920, contendo os contos Negrinha, Fitas da Vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo e O colocador de pronomes. Na segunda edição foram acrescentados mais contos, e hoje chegam ao total de 22:
- Negrinha
- As fitas da vida
- O drama da geada
- O Bugio moqueado
- O jardineiro Timóteo
- O fisco
- Os negros
- Barba Azul
- O colocador de pronomes
- Uma história de mil anos
- Os pequeninos
- A facada imortal
- A policetemia de Dona Lindoca
- Duas cavalgaduras
- O bom marido
- Marabá
- Fatia de Vida
- A morte do Camicego
- "Quero ajudar o Brasil"
- Sorte grande
- Dona Expedita
- Herdeiro de si mesmo
Por alguns, estes são considerados os melhores contos do autor, talvez por serem os mais emotivos e terem caído no gosto do público. Alguns dos contos foram escritos antes da viagem de Monteiro aos EUA, os outros foram escritos somente após a sua volta.
A narrativa é feita em terceira pessoa e nela o autor traz preciosidades quanto ao idioma e experimentos com as linguagens dramática e cinematográfica, fazendo deslocamentos temporais e narrativos, o que faz com que a narrativa seja mais veloz.
As personagens são urbanas e mais mundanas, e os contos abordam situações trágicas, mas também situações amorosas. Na verdade, são verdadeiros retratos da população brasileira do início do século XX, os quais ele retrata com o objetivo de denunciar os erros e criticar os comportamentos daquela sociedade patriarcal e escravocrata.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Negrinha
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/analise-conto-negrinha-monteiro-lobato-625548.shtml
http://www.coladaweb.com/resumos/negrinha-monteiro-lobato