Lista de questões sobre o livro O Ateneu, de Raul Pompéia. Ler artigo O Ateneu.
Assinale a alternativa incorreta, em relação à obra O Ateneu.
Franco, jovem agressivo e problemático; Barbalho, balofo e vesgo, e Sanches, primeiro aluno da classe, são alguns dos meninos que dividiam com Sérgio o dia-a-dia do internato.
Entre os traços em comum entre esse romance e Menino de engenho há o fato de em ambos haver narrador de 1ª pessoa, e de os narradores irem para um internato.
Em linguagem otimista, o narrador revela os muitos anos passados em uma instituição modelar de ensino, cujo diretor era severo, porém compreensivo com os alunos mais fracos e desamparados.
Sérgio, personagem central de O Ateneu, impressionara-se favoravelmente com o internato para onde foi levado pelo pai; a realidade, no entanto, mostrou que o lugar era hostil, e que não havia consideração com os fracos.
Há um momento da história em que Sérgio se apoia nos astros e na devoção a Santa Rosália.
Com relação à obra O Ateneu, todas as afirmações estão corretas, exceto a letra C – “Em linguagem otimista, o narrador revela os muitos anos passados em uma instituição modelar de ensino, cujo diretor era severo, porém compreensivo com os alunos mais fracos e desamparados”. Esta afirmativa está INCORRETA, devendo, portanto, ser marcada como resposta para a questão.
Vejamos o porquê:
A linguagem da obra não é otimista, uma vez que a mesma faz parte do realismo, e este tem como característica a visão mais real das situações, a qual muitas vezes se transforma até mesmo em uma visão pessimista.
Outro equívoco é afirmar que os alunos mais fracos eram compreendidos pelo diretor. Isso não era verdade, o que pode, inclusive, ser comprovado pela alternativa D, que afirma: “a realidade, no entanto, mostrou que o lugar era hostil, e que não havia consideração com os fracos”. Ao contrário, o diretor, Sr. Aristarco, era um homem preocupado apenas com o lucro e com o ganho de bens materiais.
Analise as afirmações abaixo, em relação ao O Ateneu.
I - O diretor que esse fragmento menciona foi sempre um homem magnânimo e justo, atento às necessidades dos educandos de seu colégio.
II - O Ateneu é um romance memorialista, com as ações acontecendo em tempo anterior ao da narração dos fatos.
III - Apresentando características do Romantismo, em seu lançamento o romance foi saudado pela forma como o autor urdiu uma história repleta de intrigas.
IV - O Ateneu representa um mundo fechado; ao querer moldar os meninos que ali estudam, acaba por deformar-lhes a personalidade.
V - Ema, esposa de Aristarco, transforma se em dedicada professora para os alunos.
VI - A história aborda dois anos da vida do narrador, em um internato masculino. É narrada em primeira pessoa, por Sérgio já adulto.
Assinale a alternativa cujas afirmações se justificam pelo texto.
Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e VI são verdadeiras.
As afirmativas corretas são a II, a IV e a VI, o que faz com que a alternativa que responde à questão seja a letra C – “Somente as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras”.
Vejamos as demais:
A afirmativa I está Falsa porquê o diretor não era como a mesma descreve: “sempre um homem magnânimo e justo, atento às necessidades dos educandos de seu colégio”, pelo contrário, não se importava com os alunos, mas somente com seus próprios interesses, com as vantagens financeiras que poderia ter. A personagem é uma crítica ao moralismo severo das instituições de ensino da elite, no século XIX. Aristarco é uma ironia que representa bem um típico caráter ditador.
A afirmativa III está falsa porque o romance é tipicamente realista, e não romântico.
A afirmativa V está falsa pois D. Ema não se torna professora, ela se destaca na história pelo afeto com que trata Sérgio, e por ser o alvo de uma paixão platônica por parte do jovem.