Ouriço

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


O ouriço (Erinaceus europaeus) é um mamífero que pertence à família Erinaceidae e à ordem Erinaceomorpha. São encontrados na Europa, África e Ásia. No continente americano e na Oceania não existem espécies nativas. Existem 16 espécies de ouriços divididas em 5 gêneros. Este animal possui hábitos noturnos.

Ouriço. Foto: David Dohnal / Shutterstock.com

Seu tamanho é pequeno, seu comprimento oscila entre 10 e 12 cm e seu peso entre 300 e 400 g. A principal característica é ter o corpo revestido de espinhos, cujo comprimento é de até 2 cm. Os espinhos estão distribuídos dorsalmente e descansam na capa mais profunda de gordura do tecido subcutâneo. Sob esta capa estão localizados os músculos orbiculares que lhe permitem enrolar-se como uma verdadeira bola de espinhos quando se sente ameaçado. Este é seu único meio de defesa perante seus predadores. Na maior parte dos casos, os espinhos têm cor marrom e branca. A cara e a cauda deste animal estão cobertos por uma pelagem suave e branca. Possuem 36 dentes.

As fêmeas da espécie têm dois cios por ano, normalmente um no meio da primavera e outro em pleno verão. A gestação dura de 35 a 40 dias. geralmente nascem de 4 a 6 filhotes (embora este número possa variar de 2 a 10) sem espinhos e com a pele rosada. Seu peso é de 15 g e o comprimento varia de 6 a 9 cm. Depois de duas semanas, as crias abrem os olhos e são amamentadas num período máximo de 30 dias.

O ouriço vive em terrenos que tenham uma boa cobertura vegetal e que sejam úmidos, sempre abaixo de 1.200 m de altitude. Dentre seus inimigos naturais podemos citar algumas cobras, texugos e furões que comem os filhotes, os lobos e as corujas que costumam atacar os ouriços adultos, independente da proteção dos espinhos.

A alimentação deste pequeno animal é constituída principalmente de insetos, minhocas, pequenos répteis, ovos, pequenos mamíferos (ratos) e frutos.

A destruição do seu habitat e a luta contra as pragas florestais e agrícolas (nas quais são utilizados pesticidas de amplo espectro) matam muitos ouriços. O contato direto com estes venenos, o consumo de insetos que estão contaminados e a diminuição da capacidade de fecundação, alterada pelo ilícito emprego de produtos derivados do DDT, são responsáveis por esta mortandade.

O ouriço deve ser cuidado, pois tem papel fundamental no controle biológico de insetos, minhocas, caracóis e aranhas e, desta forma, traz benefícios para os bosques e campos.

Arquivado em: Mamíferos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: