Exercícios - Calculando áreas de figuras planas

Lista de exercicios de vestibulares sobre figuras planas, cálculo de áreas, etc.
Ler artigo Calculando áreas de figuras planas.

Exercício 21: (FUVEST 2017)

Na figura, o retângulo ABCD tem lados de comprimento AB = 4 e BC = 2. Sejam M o ponto médio do lado BC e N o ponto médio do lado CD. Os segmentos AM e AC  interceptam o segmento BN nos pontos E e F , respectivamente.

A área do triângulo AEF é igual a:


Exercício 22: (FUVEST 2016)

Cada aresta do tetraedro regular ABCD mede 10. Por um ponto P na aresta AC, passa o plano α paralelo às arestas AB e CD. Dado que AP = 3, o quadrilátero determinado pelas interseções de α com as arestas do tetraedro tem área igual a:


Exercício 23: (VUNESP 2017)

Os polígonos SOL e LUA são triângulos retângulos isósceles congruentes. Os triângulos retângulos brancos no interior de SOL são congruentes, assim como também são congruentes os triângulos retângulos brancos no interior de LUA.

A área da superfície em amarelo e a área da superfície em azul estão na mesma unidade de medida. Se x é o número que multiplicado pela medida da área da superfície em amarelo resulta a medida da área da superfície em azul, então x é igual a:


Exercício 24: (Acafe 2016/1)

Na figura, AM = 8 cm, BM = 10 cm, BC = 54 cm, AH = 45/2 cm e MN ⁄ ⁄ BC.

Em relação (aproximada) entre a área do trapézio BCMN e a área do triângulo AMN é correto afirmar:


Exercício 25: (URCA 2016/1)

Seja l3 o lado de um triângulo equilátero inscrito numa circunferência de raio 2cm. Calcule o quadrado da soma das diagonais de um losango de área 6√3 cm2 e lado l3.


 
Páginas: 1 2 [3]