Igualdade de Matrizes

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Por Robison Sá

O que hoje conhecemos como matriz nasceu de estudos realizados no final do século XVIII com os matemáticos Leibniz, na Alemanha, e Seki Kowa, no Japão. Eles desenvolveram um método de resolução de sistemas lineares baseados em tabelas de números semelhantes às matrizes modernas.  Ainda durante todo o século XVIII, matemáticos desenvolveram estudos alicerçados nas propriedades dessas tais tabelas. Pierre Laplace e Alexanre Vandermonde são exemplos deles.

Augustin Cauchy

Augustin Cauchy

Todo o desenvolvimento de propriedades e conceituações que utilizamos em dias atuais foram dados no século XX. O matemático Augustin Cauchy,  apresentou trabalho primordial sobre essas tabelas do qual derivaram outros importantes trabalhos de matemáticos como Jacobi, Arthur Cayley, James Sylvester e Francisco Brioschi.

Conceituando

Dizemos que duas matrizes A e B de mesma ordem são iguais quando os seus elementos correspondentes são iguais (A = B). Da mesma forma, se essas duas matrizes A e B não têm a mesma ordem ou se seus elementos correspondentes são diferentes, dizemos que elas são matrizes diferentes (A ≠ B).

Exemplo 1

As matrizes e são iguais.

Veja que , pois ...

  • a11 = 4 = 3+1 = b11 → a11 = b11
  • a12 = 3² = 9 = b12 → a12 = b12
  • a21 = = 3 = b21 → a21 = b21
  • a22 = -2 = 1-3 = b22 → a22 = b22

Exemplo 2

igualdade de matrizes3

 

Aplicando os conceitos

Sabendo os conceitos sobre a igualdade de matrizes vamos resolver uma questão um pouco mais complexa envolvendo esta compreensão. Sempre que for necessário recorra aos exemplos dados anteriormente, como forma de esclarecimento e amenização das dificuldades que surgirem ao longo do caminho.

igualdade de matrizes4

 

igualdade de matrizes5

 

igualdade de matrizes7

“A igualdade almejada pelo homem não está no aspecto físico, mas sim na espiritualidade.”

(Robison Sá)

Referências bibliográficas:
SOUZA, Joamir Roberto de. Novo Olhar Matemática. – 1 ed. – São Paulo: FTD, 2010. – (Coleção novo olhar; v. 2)
YOUSSEF, Antonio Nicolau. Matemática: ensino médio, volume único / Antonio Nicolau Youssef, Elizabeth Soares, Vicente Paz Fernandez. – São Paulo: Scipione, 2005.

Arquivado em: Matemática
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: