Quando estudamos equações do 1º grau lidamos com igualdades, ou seja, expressões em que precisamos encontrar um valor para a variável em questão. Porém, quando tratamos de uma inequação a nossa expressão conterá, ao invés do sinal de igual (=), outros sinais que determinarão uma relação de ordem entre os seus elementos. Geralmente, o conjunto solução de inequações será definido no conjunto dos números Reais. Abaixo as desigualdades e relações de ordem de números Reais:
- Se
, dizemos que x é maior ou igual a y; - Se
, então x é maior do que y; - Se
, dizemos que x é diferente de y.
Agora, algumas propriedades a respeito das desigualdades:
- Reflexiva:
- Antissimétrica:
- Transitiva:
- Compatibilidade com a Adição:
- Compatibilidade com a Multiplicação:
Exemplo 1) Tomemos agora x, y, z e w, quaisquer números Reais e vamos descobrir se há uma relação de ordem entre eles dados
Pela compatibilidade com a adição podemos dizer que:
Agora, pela propriedade transitiva temos:
Concluindo:
Resolvendo equações do primeiro grau
Exemplo 2) Vamos resolver a equação:
Sendo assim, o conjunto solução da equação será:
A solução também pode ser escrita na notação de intervalos reais ou representado na reta real como:
Exemplo 3) Agora, note a solução da equação
Perceba que neste ponto, ambos os lados da desigualdade estão negativos. Convenientemente, podemos trocar o sinal de ambos os lados da igualdade multiplicando toda a expressão por (-1). Mas, numa desigualdade, quando invertemos o sinal de toda a expressão, também invertemos a desigualdade, o que nos leva a:
Escrevendo então o conjunto solução desta equação nas três possíveis representações temos:
Estudando sinais de inequações
Estudar sinais de inequações permite saber todas as possibilidades para determinar o valor de variáveis em uma expressão. Veja os exemplos abaixo:
Exemplo 4) Vamos estudar o sinal da expressão x-4. Note que esta expressão não está definida em uma igualdade ou desigualdade. Podemos dizer então que existem três possibilidades, são elas:
Escolhendo valores maiores, menores ou iguais a 4, vemos que o seu sinal sofrerá mudanças à medida que variarmos o valor de x. Supondo que escolha um valor de x que seja menor do que 4, por exemplo, 3. Pela expressão teríamos:
Então, para qualquer valor menor do que quatro, o resultado da expressão será sempre um número negativo. Agora um valor maior que 4, pode ser o 5:
Qualquer valor maior do que 4 a expressão resultará sempre em um número positivo. E se o valor de x fosse 4, teríamos o zero:
Por fim, se analisarmos o resultado obtido pelo nosso estudo de sinal na reta real, chegaríamos à seguinte representação:
O que significa que qualquer valor à direita da reta sempre nos retornaria um valor positivo, à esquerda valores negativos e quando x for 4 a expressão será igual a zero.
Exemplo 5) Existem algumas inequações onde, para obtermos uma solução, é necessário estudar o comportamento do sinal. Vamos solucionar a inequação
Como esta inequação está na forma de uma fração, devemos inicialmente estudar o sinal dos dois termos separadamente assim como fizemos no exemplo 4 e depois comparar as análises com a inequação completa:
Como a nossa inequação originalmente era
A nossa inequação originalmente dizia quer o valor da expressão deve ser maior do que zero, logo
Então, 5 também não estará contido no intervalo do conjunto solução. Por fim, a solução para esta equação será:
Referências Bibliográficas:
LIMA, Elon Lages. Um Curso de Análise: Volume 1. Rio de Janeiro: IMPA, 2017.
GUIDORIZZI, Hamilton L. Um Curso de Cálculo: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.