No centro desta lâmina existem várias linhas perpendiculares com marcações em quadrantes. Ao analisar em microscópico com a objetiva de imersão, pode-se perceber que existem três tipos de quadrantes, que juntos formam um quadrado maior. Estes quadrantes são usados para fazer as contagens e assim determinar a concentração de células em um determinado volume de fluido, para poder calcular a concentração de células no líquido global (do qual foi tirado à amostra analisada).
A amostra líquida contendo células a ser analisadas é colocada na câmara após ser diluída e logo em seguida coloca-se uma tampa de vidro (lamínula) sobre a câmara de Neubauer para fazer a contagem.
Atualmente, existem aparelhos automáticos que fazem este tipo de contagem. Porém, a contagem manual às vezes é necessária para verificar se o resultado obtido pelo aparelho é realmente válido, principalmente em caso onde há doenças graves como leucemia. Assim, a contagem através da câmara de Neubauer é recomendável para comprovar certos resultados, sendo usado em casos de dúvidas da metodologia automática.
Referências Bibliográficas:
http://bervieira.sites.uol.com.br/neubauer.htm
https://web.archive.org/web/20090306163117/http://www.icb.usp.br:80/~bmm/materiais/P3a%20-%20Contagem%20de%20celulas%20em%20camara%20de%20Neubauer.pdf
http://pt.wikilingue.com/es/C%C3%A2mara_de_Neubauer