Acupuntura

Por Juliana Melatti

Graduação em Fisioterapia (Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, 2014)

Categorias: Medicina Alternativa, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Medicina Tradicional Chinesa é uma das ciências mais respeitada e estudada no decorrer da história da humanidade. Sendo ela escrita e desenvolvida ao longo do tempo, possui mais de 4500 anos de utilização das mais diversas técnicas, dentre elas destacando-se a acupuntura.

Acupuntura. Foto: Andrey Popov / Shutterstock.com

Para que a acupuntura seja melhor compreendida em sua totalidade, utilizam-se teorias básicas para a compreensão da medicina tradicional chinesa.

Quanto ao diagnóstico, o mesmo pode ser realizado através de recursos como:

Através desses aspectos, classificam-se as síndromes apresentadas pelo paciente com base em oito critérios, sendo eles: fator exógeno (superficial) e endógeno (profundo), frio e calor, deficiência e excesso, Yin (negativo) e Yang (positivo).

Para que tais síndromes possam ser tratadas com maior eficácia, utilizam-se os meridianos e os pontos neles localizados. Esses meridianos são canais onde circulam a energia de cada órgão ou víscera. Através de seus pontos, com a localização específica, tratam-se as mais diversas patologias, buscando o equilíbrio do organismo em sua totalidade. Os meridianos ordinários, que possuem o fluxo energético com maior percepção, são:

Os meridianos extraordinários, também chamados de vasos maravilhosos, são:

Além dos meridianos descritos acima, existem os meridianos distintos (que percorrem as cavidades do tronco do corpo, quinze meridianos que servem de conexão aos meridianos distintos, doze meridianos tendinosos e mais doze meridianos superficiais; no entanto existem pontos que são considerados “extra-meridianos”, localizados e microssistemas muito utilizados durante os tratamentos baseados na MTC. Esses microssistemas são: auricular, craniano, tóraco-abdominal, dorso-lombar, mão e pé.

Bibliografia:

WEN, T.S. Acupuntura clássica chinesa. 3ª ed. Cultrix. São Paulo. 2009.

UNSCHULD, P.U. Huang Di Nei Jing Su Wen. 1ª ed. California Universit. USA. 2003.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!