A erva cidreira é conhecida no Brasil como as plantas com aroma cítrico. Existem várias ervas que recebem esse mesmo nome devido a suas características semelhantes. As mais conhecidas delas, e que pertence à mesma família, são a melissas, a erva cidreira verdadeira e a erva cidreira ou capim cidreira, sendo esta última a mais utilizada por todos.
Esta planta é mais utilizada na forma de chás, sendo muito aceito e consumido pelas pessoas devido o seu aroma e sabor cítrico, semelhante ao limão.
O ideal para o preparo do chá de erva cidreira é utilizar as folhas verdes, pois, as folhas secas não apresentam o mesmo efeito. Pode-se também usar a erva em saquinhos, pois, a função é a mesma.
Outra área em que esta erva é muito usada é na fabricação de cosméticos, perfumes, alimentos, refrigerantes e licores devido seu aroma cativante. Na preparação de pratos a cidreira e a melissa tornam o sabor dos alimentos mais agradáveis, pois, elas apresentam a semelhança do sabor de limão, dando um toque e deixando o prato mais apetitoso. Usa-se muito na preparação de peixes, aves e saladas.
É preciso lembrar que qualquer tipo de chá deve ser usado apenas como complemento e não como forma de tratamento de patologias, por isso, é necessário sempre à ajuda de um médico especializado para fazer o diagnóstico e acompanhamento adequado, utilizando os chás e suas propriedades medicinais como uma medida de apoio a recuperação.
Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/medicina-alternativa/cha-de-erva-cidreira/