Piometra em Cadelas

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças animais, Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Piometra é uma infecção bacteriana no endométrio, em consequência de um prolongado estímulo hormonal. A invasão bacteriana é facilitada pelo acúmulo de líquido no lúmen uterino e glândulas endometriais, em conjunto com da diminuição da contratilidade do miométrio que é causada pelo hormônio progesterona.

Em cadelas, esta é uma patologia comum, sendo que a patologia primária, normalmente se deve a uma hiplerplasia endometrial cística, gerada pela contínua exposição do endométrio a progesterona, durante um certo período de tempo.

Como nas cadelas o diestro é muito longo, estas ficam mais predispostas ao aparecimento de piometra. A hiperplasia uterina somada à diminuição das defesas celulares e imunitárias locais, propiciam ótimas condições para a multiplicação de bactérias da própria flora existente na vagina.

A bactéria mais comumente associada a esta patologia é a Escherichia coli, podendo também isolar outras, como Sthaphylococcus spStreptococcus spKlebsiella spPseudomonas spProteus spPasteurella sp. Nos casos de piometra causada por E. coli, pode haver a evolução para insuficiência renal.

A piometra pode ser classificada de duas maneiras:

Os sinais clínicos aparecem, geralmente, um mês após o término do último cio, que são: anorexia, depressão, febre, aumenta a ingestão de água e, em consequência, aumento do volume urinário; vômito, em casos de cérvix aberta, há a presença de um corrimento espesso, de coloração castanha e fétido.

O diagnóstico é feito através da técnica de ultra-sonografia, que é capaz de avaliar tamanho e espessura do útero, e algumas vezes, o tipo de secreção acumulada no lúmen uterino.

O tratamento recomendado é a ováriohisterectomia, ou seja, a retirada dos ovários, trompas e útero.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20171103161223/http://www.webanimal.com.br:80/cao/index2.asp?menu=piometra.htm
https://web.archive.org/web/20101202024515/http://forumleaodarodesia.forumeiros.com:80/saude-f12/piometra-nas-cadelas-t133.htm
https://web.archive.org/web/20120210210630/http://www.petsuper.com.br:80/piometra.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!