Anatomia Patológica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A anatomia patológica consiste em um ramo da patologia e da medicina, responsável por diagnosticar condições patológicas com base no exame macroscópico de tecido, órgão ou partes de ambos.

O patologista pode atuar em diferentes áreas. Alguns preferem se dedicar ao desenvolvimento cientifico, trabalhando com patologia experimental, uns preferem trabalhar numa mesa de necropsia, estudando a evolução da doença, outros atuam na patologia cirúrgica diagnóstica e citopatológica, enquanto outros profissionais da área preferem ficar restritos à análise do material e elaboração de laudos.

Giovanni Battista Morgagni é considerado o fundador da anatomia patológica, pois, em 1761, publicou “Sobre os Lugares e as Causas das Doenças Anatomicamente Verificadas”, no qual descreveu a vida de seus pacientes, a forma como morreram e os achados de necropsia encontrados. Todavia, da forma como conhecemos a anatomia patológica nos dias de hoje, teve início com o médico alemão Rudolf Virchow.

Na medicina humana, para ser patologista no Brasil, é preciso passar por uma Residência médica, com duração de três anos.

Existe uma discussão com relação ao exercício da anatomia patológica por profissionais formados em biomedicina. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o biomédico habilitado poderá somente atuar nas seguintes áreas:

Contudo, o Conselho Federal de Medicina determina que os médicos que solicitarem exames anátomo-patológicos não devem aceitar laudos assinados por profissionais não-médicos, sob pena de assumirem total responsabilidade pelo laudo firmado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_patol%C3%B3gica
http://nardini.org.br/index.php/patologica-e-citopatologia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!