A cauterização pode ser de dois tipos:
- Cauterização Química: consiste na destruição de um tecido ou coagulação do sangue por meio de métodos químicos, utilizando frio (criocauterização), calor ou alguma substância cáustica (por exemplo, um ácido). Normalmente, no início há a presença de vermelhidão no local onde foi realizado o procedimento e, em seguida, surge uma crosta que será eliminada dentro de poucos dias. Dentre as principais substâncias utilizadas nesse procedimento estão os fenóis, nitrato e nitrogênio líquido.
- Eletrocauterização: neste tipo de cauterização utiliza-se um aparelho denominado eletrocautério que realiza a cauterização por meio de eletricidade.
O procedimento de cauterização tem diversas utilidades dentro da medicina. A cauterização química pode ser utilizada nos seios da face, objetivando destruir os mastócitos presentes na cavidade sinusal que secretam histamina e outras substâncias que levam à inflamação e consequente dor na cavidade em questão. Somente os pacientes que apresentam dor sinusal recorrente é que são candidatos a serem submetidos à cauterização química. Este procedimento demora cerca de 15 a 20 minutos e habitualmente deve ser repetidos algumas vezes ao ano.
A dermatologia é outra área da medicina na qual se utiliza amplamente a cauterização química (crioterapia), visando destruir pele saudável, embora possa também ser utilizada no tratamento de verrugas.
Na ginecologia a cauterização é muito utilizada para tratamento de lesões e cervicites após o tratamento da infecção. Os procedimentos mais utilizados são a criocauterização, eletrocauterização e cauterização de alta frequência a laser. Este procedimento á altamente realizado em pacientes portadoras do Papiloma Vírus Humano (HPV). Outros profissionais da saúde, como dentistas e médicos veterinários também utilizam a cauterização, bem como outras áreas da medicina humana.
Fontes:
http://pt.ogdeo.com/o-que-e-cauterizacao-quimica.html
https://web.archive.org/web/20120814145234/http://www.gineco.com.br:80/doencas-colo-utero/cauterizacao-colo-utero.html
http://www.dermatobrasilia.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=62
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/medicina/cauterizacao/