O Conselho Federal de Medicina (CFM) é definido como um órgão que se encarrega de atribuições constitucionais de fiscalização e normatização do exercício da medicina. Este foi criado no ano de 1951, sendo que inicialmente era responsável somente pelo registro profissional do médico e pela aplicação de sanções do Código de Ética Médica.
Nos dias de hoje, o CFM desempenha um papel político na sociedade altamente importante, operando na defesa da saúde da população e da classe médica.
A bagagem histórica do CFM traz a luta visando os interesses da saúde e do bem estar da população brasileira, sempre com foco na adoção de políticas de saúde competentes e digna, abrangendo a população indistintamente.
Dizer que o CFM visa resguardar os interesses corporativos da classe médica, significa dizer que o mesmo se empenha na defesa da prática médica de forma adequada, no exercício profissional ético e numa boa formação técnica e humanista, acreditando que a melhor forma de defesa da medicina reside na garantia de prestação de serviços médicos de qualidade para a população.
Contudo, o CFM não somente zela pelo desempenho ético da medicina, como também organiza inúmeras atividades e presta certos serviços aos médicos e à sociedade do país, como:
- Agenda: publicando no site (http://portal.cfm.org.br/) e no jornal da classe em questão, os mais importantes encontros científicos de cada especialidade.
- Assessoria Jurídica: esta zela pelo bom desempenho da prática médica em todo o Brasil.
- Biblioteca: possui um amplo acervo direcionado para a área de Ética Médica, Bioética e Direito Médico.
- Cadastro Geral dos Médicos: o site do CFM possui um banco de dados que permite a qualquer médico emitir guias para pagamento da anuidade, atualizar seu endereço e requisitar certidões de inscrição ou cadastral, além de outros vários serviços.
- Educação Médica Continuada: o CFM disponibiliza aos médicos e instituições de ensino os vídeos que contêm os programas das séries Bioética, Medicina Brasileira e Práticas Médicas.
- Normatização da Profissão: a legislação completa que diz respeito à área médica está disponível para consulta no site do CFM.
- Publicações do CFM: o CFM publica mensalmente o jornal Medicina e quadrimensalmente a revista Bioética. As publicações são distribuídas gratuitamente aos profissionais da área e instituições de ensino, sendo necessária a realização do cadastro prévio.
Fontes:
http://portal.cfm.org.br/