Conselho Federal de Medicina

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é definido como um órgão que se encarrega de atribuições constitucionais de fiscalização e normatização do exercício da medicina. Este foi criado no ano de 1951, sendo que inicialmente era responsável somente pelo registro profissional do médico e pela aplicação de sanções do Código de Ética Médica.

Nos dias de hoje, o CFM desempenha um papel político na sociedade altamente importante, operando na defesa da saúde da população e da classe médica.

A bagagem histórica do CFM traz a luta visando os interesses da saúde e do bem estar da população brasileira, sempre com foco na adoção de políticas de saúde competentes e digna, abrangendo a população indistintamente.

Dizer que o CFM visa resguardar os interesses corporativos da classe médica, significa dizer que o mesmo se empenha na defesa da prática médica de forma adequada, no exercício profissional ético e numa boa formação técnica e humanista, acreditando que a melhor forma de defesa da medicina reside na garantia de prestação de serviços médicos de qualidade para a população.

Contudo, o CFM não somente zela pelo desempenho ético da medicina, como também organiza inúmeras atividades e presta certos serviços aos médicos e à sociedade do país, como:

Fontes:
http://portal.cfm.org.br/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!