Exame de próstata

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O exame de próstata abrange dois tipos distintos de exame: o toque retal e o exame de sangue PSA (sigla oriunda do inglês Prostate Specific Antigen, ou APE, de Antígeno Prostático Específico, em português). Este conjunto de exames deve ser feito anualmente.

A recomendação sempre foi realizá-lo a partir dos 45 anos de idade. Todavia, em novembro de 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alterou a idade mínima recomendada para realização desse exame para os 50 anos de idade. Contudo, para pacientes de etnia negra, obesos ou que tenham histórico na família, o recomendado era iniciar os exames a partir dos 40 anos de idade, passando para os 45 anos.

A explicação para essa mudança na idade para se iniciar a prevenção ao câncer de próstata é devido ao fato de existir um excesso de diagnósticos de cânceres desse tipo que não se desenvolvem de forma agressiva, conhecidos como cânceres indolentes. Em outras palavras, o paciente possui o câncer, mas ele não se espalha para outros lugares do corpo, ficam restritos à próstata.

O toque retal é um procedimento realizado pelo médico, visando avaliar as condições internas do reto. Realiza-se o mesmo com o paciente deitado na maca, adotando uma posição na qual o ânus fique exposto e relaxado. O médico, utilizando luvas lubrificadas, introduz o dedo indicador através do ânus do paciente palpando-o, após solicitar que este efetue um leve esforço defecatório, para facilitar a protusão da mucosa. Caso o paciente não consiga relaxar o esfíncter anal, poderá sentir desconforto ou dor durante o exame.

Já o PSA consiste em uma glicoproteína sintetizada pela próstata, que fica na corrente sanguínea e que pode ser dosada por meio de um exame de sangue. Esta substância apresenta uma influência positiva sobre a motilidade dos gametas masculinos no momento da ejaculação, uma vez que auxilia na diluição do fluído seminal. Existem dois tipos de PSA: o PSA livre, que se encontra aumentado na hiperplasia prostática benigna, e o PSA conjugado (ou PSA total), que pode encontrar-se aumentado, na corrente sanguínea, em casos de câncer de próstata.

Quando ambos os exames indicam a possibilidade de câncer retal, deve ser feita uma investigação mais minuciosa, por meio de ultrassonografia transretal e, em alguns casos, até mesmo uma biópsia prostática.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/exame-de-prostata/
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,idade-minima-para-exame-de-prostata-sobe-de-45-para-50-anos,1093969,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_retal
http://www.drbayma.com/voce-sabe-o-que-e-o-psa-aquele-exame-de-sangue-da-prostata/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!