Exame Físico

Por Douglas Madeira Fernandes
Categorias: Exames Médicos, Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Exame Físico se trata de um conjunto de técnicas para a avaliação física de um paciente. Essas técnicas são utilizadas por profissionais da saúde que visam diagnosticar algum mau funcionamento, doença, anormalidades, etc.

O exame começa assim que o profissional avista o paciente, através de uma observação visual onde ele percebe alguns fatores como alterações na pele (coloração, feridas, manchas, etc ), deformidades, obesidade, movimentos involuntários e em um segundo momento ele aplica um conjunto de manobras e também utiliza algumas ferramentas médicas, tais como: esfigmomanômetro (aparelho de pressão), estetoscópio, termômetro, etc.

O conjunto de manobras é formado pela Palpação, Inspeção, Percussão e Auscutação. Em alguns casos também pode ser utilizado o olfato para o exame.

A Palpação consiste em utilizar o tato para examinar o paciente, o prossional faz pressões em diferentes partes do corpo aprofundando de 1 a 2.5 cm; para a melhor interpretação o profissional deve ser hábil e o paciente deve estar relaxado e confortável.

A Inspeção é feita através da observação visual e a utilização da Palpação.

A Percussão é uma técnica que exige bastante habilidade manual, o profissional executa um movimento rápido na área a ser examinada e produz um som que é avaliado por sua intensidade, altura, duração e qualidade.

A Auscutação é o ato de ouvir o som gerado pelos órgãos do corpo humano e através deles detectar alguma anormalidade.

Existe uma ordem pré-determinada que deve ser obedecida para a realização do exame.

Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés).

Enquanto examina a cabeça, o profissional deve se atentar em detalhes na parte superior da cabeça, no nariz, na boca, nos olhos e nas orelhas. No tórax deve se atentar à caixa toráxica, às mamas, à alterações na pele, ao coração e ao sistema respiratório. No abdôme são examinados o fígado, o baço, os rins, o ânus, outras regiões internas e até mesmo as fezes do paciente. Por fim, examina-se a genitália em busca de alguma anormalidade.

Essa série de exames são classificados como a tríade médica e deve ser sempre usada principalmente pelos clínicos gerais que tem maior contato com vários tipos de pacientes todos os dias. Essa tríade tem um significado bem simples: " Ver, Sentir e Escutar ".

O Exame físico apesar de parecer simples contribui muito para a detecção de doenças ainda no início pois qualquer tipo de alteração da normalidade o paciente deve ser encaminhado para exames mais específicos.

O uso do exame físico por profissionais das áreas de saúde é indispensável principalmente nas redes públicas que atendem as classes menos favorecidas da população que na maioria das vezes não possuem serviços especializados e dependem dessas manobras para garantir o mínimo de saúde para sobreviver.

Fontes:
http://enfermeiro.br.tripod.com/enfermagem/id7.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_f%C3%ADsico
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUCUAH/exame-fisico-enfermagem

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!