Gastroenterologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A gastroenterologia (palavra oriunda do grego gastro=estômago; entero=intestino; logia=estudo), também chamada de gastrenterologia, é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal.

O aparelho gastrointestinal é composto por diversos órgãos e, consequentemente, o número de problemas desta área é amplo. Estes órgãos são: boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso, além dos órgãos anexos à este aparelho, que são o fígado e o pâncreas.

No Brasil, para tornar-se gastroenterologista, o médico deve concluir, além do curso de medicina, a residência médica que dura, no mínimo, 2 anos, ou então, ter experiência na área pelo menos tempo e receber aprovação em concurso para receber da Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Gastroenterologia o título de especialista.

Especialistas em gastroenterologia também podem desempenhar papel em áreas que até o momento não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que se encontram ligadas à especialidade em questão, que habitualmente necessitam de especialização adicional, como é o caso da endoscopia digestiva, gastroenterologia pediátrica, hepatologia e nutrição parenteral e enteral.

Dentre as doenças estudadas por esta especialidade estão as úlceras estomacais e duodenais, a gastrite e apendicite, dentre outras afecções, sendo que em consequência do grau de complexidade dos mecanismos englobados no processo digestório, há uma ampla variedade de problemas que apresentam diferentes níveis de severidade.

Atualmente, em decorrência do grande avanço da medicina, é possível diagnosticar precocemente e mais precisamente afecções gastrointestinais, bem como tratá-las com sucesso uma boa parte dessas patologias.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!