Mastologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A mastologia, também conhecida como senologia, consiste em uma especialidade médica voltada ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o médico especializado em prevenir, diagnosticar e tratar patologias referentes à glândula mamária.

No Brasil, para que o médico seja mastologista, é necessário que o mesmo seja especialista em cirurgia geral ou ginecologia para, posteriormente, fazer a residência médica em Mastologia que dura, no mínimo, dois anos.

Cada dia mais está sendo necessário realizar diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de moléstias benignas ou malignas que acometem as mamas de homens e mulheres. As principais queixas envolvem a dor mamária, a presença de nódulos nas mamas, os distúrbios de desenvolvimento mamário, a saída de secreção dos mamilos, as infecções e aumento do volume das mamas de homens, dentre outros.

Os exames mais comumente realizados nas mamas são a mamografia e a ultrassonografia que, quando necessário, pode ser complementado por outros exames, como punção de nódulos e cistos, biópsia por agulha e mamotomias.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mastologia
http://www.centralclinic.com.br/que_fazemos03.html
http://drjuarez.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=37
http://www.bruttin.com.br/mastologia.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!