Medicina Nuclear

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Física Nuclear, Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A medicina nuclear é uma especialidade da medicina que faz uso de técnicas seguras e indolores para compor imagens do corpo e tratar patologias.

Como terapêutica, a radiação é utilizada com o objetivo de curar patologias, como, por exemplo, algumas formas de neoplasias. Apesar de o feixe radioativo incidir exatamente sobre o tumor, vários efeitos colaterais acompanham este tipo de tratamento.

Com relação ao diagnóstico de afecções, a medicina nuclear, de forma não invasiva, permite identificar uma afecção, além de fornecer informações sobre o tipo ou extensão da mesma, por meio do uso de isótopos radioativos. Estes, por sua vez, evidenciam a sua localização por emitirem radiação nuclear. A identificação, por parte de uma câmara gama, de muitos fótons gama, possibilita a composição de imagens ou filmes que expressam o estado funcional dos órgãos.

Dentre os tipos de radiações usadas pela medicina nuclear observa-se:

Um radiofármaco é composto por dois componentes distintos: um radionucleotídeo, que consiste em uma substância com propriedades físicas desejadas de acordo com cada procedimento; e um vetor fisiológico, ou seja, uma molécula orgânica que se fixa preferencialmente em determinado tecido ou órgão. Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:

Os exames de medicina nuclear compreendem:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_nuclear
http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=medicina_nuclear
http://www.uddo.com.br/uddo/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=37
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/nuclear/medicina.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!