Punção Lombar

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A punção lombar trata-se da aspiração do líquido cefalorraquidiano (líquor) na região lombar da medula espinhal, sendo o material encaminhado para análise bioquímica, microbiológica e citológica.

Este procedimento leva aproximadamente 15 minutos, caso não haja complicações ou problemas anatômicos no paciente. É realizado colocando-se o paciente com o pescoço dobrado para baixo e as pernas encolhidas (na posição fetal). O médico palpa a coluna em busca das 4° e 5 vértebras lombares (L4 e L5), realizando, por conseguinte, a desinfecção da área. Subsequentemente, o médico introduz uma agulha entre as duas vértebras em questão para, na maior parte das vezes, colher uma amostra de líquor, que é um líquido que se encontra ao redor do sistema nervoso central e tem como função proteger o mesmo contra lesões.

A punção lombar é indicada para:

O líquido colhido durante o procedimento é enviado ao laboratório para análise, onde será verificada uma série de aspectos do líquor, como:

Embora esta prática seja reconhecida como segura, apresenta alguns riscos, como:

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pun%C3%A7%C3%A3o_lombar
http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/p/3102-puncao-lombar.html
http://www.mayoclinic.com/health/lumbar-puncture/MY00982

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!