De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a Radiologia, hoje, no Brasil, também é conhecida como Diagnóstico por Imagem. Trata-se de uma especialidade médica, que estuda e investiga órgãos e estruturas, através da utilização dos “Raios X”, em conjunto com um processo de revelação, porém, nas últimas décadas houve um avanço na radiologia convencional, que trouxe novos equipamentos e métodos de exames, bem diversos, tais como: ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), mamografia, e ressonância magnética nuclear(RMN).
Os exames citados, embora sofisticados e precisos, por si só, não fecham conclusões à cerca de diagnóstico e tratamento do paciente, porém auxiliam grandemente nesses processos, aliando-se à estes, a história clínica, exames clínicos, de laboratório, anátomos-patológicos, etc, os quais analisados em conjunto pelo médico do paciente, certamente evoluirão para um diagnóstico definitivo.
Os exames de imagem de um paciente, geralmente serão realizados por um técnico ou biomédico, e o respectivo laudo será fornecido pelo médico radiologista ao médico solicitante mediante interpretação das imagens realizadas. Com o laudo em mãos, o paciente levará ao seu médico (ortopedista, endocrinologista, cardiologista, etc.), que por sua vez dará andamento ao seu diagnóstico, orientação e posterior tratamento.
A Radiologia ou Diagnóstico por Imagem tem diversas especialidades e sub-especialidades, como segue:
Especialidades:
Odontológica, Veterinária, Médica, Metalúrgica (estudo de soldas, peças,etc.) Ambiental (tratamento do solo), Esterilização (eliminação de fungos e bactérias através de métodos de radiação), Científica (pesquisas, estudos e docência) e Projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos).
Sub-especialidades:
Neuroradiologia, Radiologia Abdominal, Radiologia Músculo-esquelética e Radiologia Pediátrica.
O médico radiologista
Formação e Atuação
Para exercer tal especialidade, torna-se necessário primeiramente uma formação de seis anos em Faculdade de Medicina. Então, o médico prestará um concurso para Residência Médica em Radiologia, a qual, no Brasil, dura três anos, sendo exercida em grande parte dos casos em hospitais universitários, onde o médico radiologista ambientar-se-á com todos os métodos de Raios X e de Imagem, e também com sub-especialidades já citadas, os quais farão parte de seu estágio, trazendo-lhe um aprendizado direcionado a identificar as diversas técnicas utilizadas para cada exame, sua utilização e aplicação nos diagnósticos médicos.
Ao concluir a Residência Médica, o médico radiologista poderá optar em manter vínculo com o hospital-escola, complementando os seus estudos em uma das sub-especialidades e aprofundando-se mais diretamente em conhecimentos das especialidades médicas como por exemplo: traumatologia e ortopedia e suas respectivas lesões e doenças ou ir em busca do mercado de trabalho.
Podemos observar que em algumas cidades brasileiras, dependendo do hospital ou clínica radiológica, o serviço de diagnóstico por imagem ou radiologia é realizado por radiologistas especialistas, trazendo confiança e benefícios ao médico solicitante e ao paciente.
Sempre se faz necessário lembrar que para o exercício de qualquer especialidade da Medicina, alguns atributos pessoais como: bom-senso, sensibilidade, ética, atualização e conhecimento, entre outros, diferenciam o profissional, fazendo com que o mesmo tenha mais destaque e oportunidades no mercado de trabalho.
Fontes
- Radiologia no Esporte, Dr. Miszputen, Milton, 14/Set/2007
- Associação Brasileira de Medicina
- Conselho Federal de Medicina
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/medicina/radiologia/