Lista de questões de vestibulares sobre o tema Massas de Ar. Ler artigo Massas de Ar.
Observe o trecho abaixo.
Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (...) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento. Pablo Neruda. Confesso que vivi: memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8.
Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (...) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento.
Pablo Neruda. Confesso que vivi: memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a massa de ar responsável pelo regime de precipitação descrito acima e o país onde ele ocorre.
massa de ar polar pacífica; Chile
massa de ar polar atlântica; Paraguai
massa de ar polar pacífica; Colômbia
massa de ar tropical continental; Uruguai
massa de ar tropical atlântica; Argentina
O Brasil possui um território extenso, com 92% pertencentes à zona intertropical. As massas de ar que atuam em território brasileiro possuem influências oceânicas e continentais. Sobre as características dessas massas de ar, é correto afirmar:
W representa a Massa Equatorial Atlântica de ar quente e úmido, responsável pela grande umidade na Amazônia.
Y indica a Massa Polar Atlântica, que se desloca a partir do sul em direção ao norte do território brasileiro e tem como característica a presença de ar frio, podendo atingir a região Centro-Oeste no inverno.
Z indica a Massa Tropical Continental, que tem como característica a presença de ar quente e úmido, ocasionando alagamentos no Centro-Oeste no inverno.
X indica a Massa Equatorial Continental de ar quente e seco, que atua no nordeste do litoral brasileiro.
V representa a Massa Temperada Atlântica de ar frio e seco, que atua no sul do litoral brasileiro.