Zonas de convergência são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.
Existem quatro zonas de convergências principais que são identificadas por siglas: ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCPS - Zona de Convergência do Pacífico Sul, ZCIS - Zona de Convergência do Índico Sul e ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, está associada a uma zona de convergência na baixa troposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste ficando bem caracterizada no verão. É a responsável por períodos de enchentes na região sudeste e veranicos (períodos de estiagem, acompanhada por calor intenso em plena estação fria com duração de mais de quatro dias, baixa umidade relativa e forte insolação) na região sul do Brasil.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais e caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão e convergência (encontro) dos ventos alísios (ventos gerados pela rotação da terra e que chegam a ocupar 1/3 da superfície do planeta, soprando de NE no hemisfério norte e de SE no hemisfério sul) em baixos níveis, ou seja, próximo a superfície, ao longo da faixa equatorial.
A Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS) é a maior em extensão entre as ZCAS e ZCIS, se localiza predominantemente sobre o oeste do Oceano Pacífico na região chamada de continente marítimo (Indonésia) que se caracteriza pelas altas temperaturas da superfície oceânica (algo em torno de 27ºC). Assim como a ZCAS e a ZCIS ela tem orientação noroeste/sudeste.
A Zona de Convergência do Índico Sul (ZCIS) é a menos marcante de todas as zonas de convergência e é caracterizada por ser uma zona de convergência em uma camada inferior úmida.