Lista de perguntas sobre o renascimento, retiradas de prova de vestibulares. Ler artigo Renascimento.
À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a.
O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.
A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.
A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.
O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.
O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.
A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)
Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
( ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.
( ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
( ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.
( ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.
( ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
V F V V F
V V F V V
F F V V F
F V F V V
V V F F V
O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA. Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.
O livro da natureza foi escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
O homem é imagem e semelhança de Deus. (Jean Bodin)
O mundo é perfeito porque é uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
A perspectiva é o fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
A proporção é a qualidade matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
(Adaptado) A Renascença ou Renascimento foi um movimento artístico e científico ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Sobre esse movimento, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
A utilização de métodos experimentais e de observação da natureza e do universo orientou a ação dos cientistas durante o Renascimento. O período demarca, ainda, o início de um processo de maior valorização da razão humana e do indivíduo.
O Renascimento, baseado na ideologia absolutista, foi um movimento de valorização do mundo rural. Essa característica pode ser entendida pela forte influência dos mecenas, uma vez que todos eles eram vinculados à agricultura.
O Renascimento surge no período de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna e representa uma nova visão de mundo. Suas principais características eram o racionalismo e o antropocentrismo.
Uma das mudanças propiciadas pela cultura renascentista foi a valorização da natureza, em contraste com as explicações sobrenaturais sobre o mundo.
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
fé e misticismo
ciência e arte.
cultura e comércio.
política e economia.
astronomia e religião.
Sobre o Renascimento, é CORRETO afirmar que:
uma das características mais importantes do Renascimento foi a ruptura com a Antiguidade Clássica.
os estudos astronômicos desenvolvidos por Nicolau Copérnico durante o Renascimento permitiram a conclusão de que os planetas giravam em torno da Terra.
os mecenas foram personagens importantes no Renascimento, pois sua oposição aos artistas fez com que estes exercessem com mais afinco sua criatividade.
Leonardo da Vinci, artista de grande versatilidade e inúmeros interesses, é um representante do Humanismo.
o período renascentista se beneficiou da preservação de textos antigos pelos monges e da criação de universidades.
as cruzadas, que incrementaram o intercâmbio entre muçulmanos e cristãos, bem como o domínio mouro na Península Ibérica, contribuíram para o Renascimento.
A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva:
foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas.
evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura, que as regras geométricas e de proporcionalidade auxiliam a percepção tridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e difundidas.
fez com que a matemática fosse considerada uma arte em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar geometria e proporções em seus ofícios.
separou arte e ciência, tornando a matemática uma ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria não reconhece as proporções humanas como base de medida universal.
As obras literárias produzidas durante o Renascimento privilegiam as seguintes características, exceto:
Recuperação de temas da Antiguidade Clássica e racionalismo.
Perspectiva humanista e Universalidade.
Universalidade e recuperação de tema da Antiguidade Clássica.
Racionalismo e perspectiva humanistica.
Metafísica e religiosidade.
Pouco depois de 1300 havia começado a decair a maioria das instituições e dos ideais característicos da época feudal. A cavalaria, o próprio feudalismo, o Santo Império Romano, a autoridade universal do papado e o sistema corporativo iam aos poucos enfraquecendo. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estende de 1300 a cerca de 1600, é o de Renascença. Sobre este período, podemos apontar corretamente como fatores formadores:
O isolamento completo da Europa que evitou as influências das civilizações sarracena e bizantina.
A decadência do comércio interno e externo da Europa.
A redução do tamanho das cidades e de suas áreas de influências.
A renovação do interesse pelos estudos clássicos nas escolas dos mosteiros e das catedrais.
O desenvolvimento de uma atitude crítica, inspirada na filosofia acomodada da escolástica.
Renascimento é o nome que se dá ao movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. Sobre este movimento assinale a alternativa CORRETA:
Suas bases eram proporcionadas pela corrente filosófica do humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade;
O movimento envolvia uma nova sociedade. A vida rural passou a implicar uma nova mentalidade, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, implicavam um novo comportamento dos homens.
O Renascimento foi um movimento de alguns artistas que destoava da nova concepção de vida adotada na época por uma parcela da sociedade, e que era combatida nas obras de arte.
O Renascimento foi uma cópia da Antiguidade, pois se utilizava dos mesmos conceitos aplicados da mesma maneira à uma nova realidade;
Com forte base racionalista rompeu completamente com os princípios cristãos da época, o que levou às perseguições realizadas à época pelo Santo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica e a queima de várias obras filosóficas e literárias em praça pública.