Nevus Sebáceo de Jadassohn

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O nevus sebáceo de Jadassohn é um hamartoma circunscrito, comumente presente desde o nascimento, afetando couro cabelo, face e pescoço. Foi descrito pela primeira vez por Jadassohn, no ano de 1895.

Esta lesão pode ser linear ou oval, variando de 1 a 10 cm, caracterizando-se por uma placa levemente elevada que, durante a adolescência, torna-se papilomatosa em decorrência das alterações hormonais ocorridas nessa fase.

Em 10 a 15% dos casos, a lesão evolui para a malignidade, especialmente durante a adolescência ou idade adulta. Em raros casos torna-se maligno antes dos 5 anos de idade. A neoplasia mais comum nesse caso é o carcinoma basocelular. Deve ser estabelecido o diagnóstico diferencial com nevus epidérmico e aplasia cutis.

O tratamento de eleição é a ressecção cirúrgica desta lesão.

Fontes:
http://www.dermis.net/dermisroot/pt/21638/diagnose.htm
http://www.emmanuelfranca.com.br/doencas/doencas_nevo_sebaceo.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!