Os estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) deverão realizar suas matrículas até o final desta sexta-feira, nas instituições de ensino em que foram aprovados. Os procedimentos para a matrícula variam e devem ser consultados diretamente na página das instituições participantes. O início das aulas acontecerá entre os dias 14 de abril e 12 de maio.
Acesse o sistema e confira seu desempenho
A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia primeiro de abril. As vagas que não forem ocupadas após as duas chamadas poderão ser disputadas novamente, entre candidatos que tenham concluído o ensino médio.
As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorrerão à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também poderão optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, 1.016.211 candidatos concorreram à 293.738 vagas.