O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) encerra na próxima segunda-feira (17) as inscrições para a 37ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica. A categoria selecionada para este ano é "Jornalista em Ciência e Tecnologia".
Os interessados devem se inscrever no portal do Prêmio. Todas as instruções sobre as inscrições estão disponíveis no portal do CNPq.
O concurso premiará um jornalista profissional de destaque na divulgação e promoção de trabalho voltado para área da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação de massa.
No ano passado - 36ª edição, o Prêmio foi concedido para a categoria "Pesquisador e Escritor", e na 35ª edição, a disputa foi para modalidade "Instituição e Veículo de comunicação".
O objetivo do Prêmio José Reis de Divulgação Científica é revelar e reconhecer talentos que contribuem para divulgação científica no Brasil. Foi criado em 1978 e recebeu esse nome em homenagem ao médico, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no país. José Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); criador da revista Ciência e Cultura; trabalhou durante 55 anos no Jornal Folha de São Paulo, entre outros.
A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq e composta por 6 membros. Destes jurados, 3 são indicados pelo CNPq e os outros 3 pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O resultado final será divulgado dia 31 de maio no portal do Prêmio. O vencedor receberá R$ 20 mil, um Diploma e participação da Reunião Anual da SBPC. A premiação será entregue na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte/MG.
OBS: O prêmio poderá ser concedido ao mesmo contemplado de edições anteriores, somente após 10 anos, contados a partir da data da entrega do prêmio.