Há duas semanas atrás, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União uma portaria que adiava, pela segunda vez, o calendário do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições, inicialmente previstas para março e posteriormente para o começo deste mês, terão início apenas em junho. Confira as principais datas do novo calendário:
- Resultado preliminar das vagas aprovadas: 18 de maio
- Homologação das bolsas: 16 e 17 de junho
- Inscrições: 22 a 26 de junho
- Matrícula: 1º e 3 de julho
- Segunda chamada: 7 de julho
- Inscrições para vagas remanescentes: 13 a 26 de julho
- Início das aulas: 27 de julho
De acordo com o MEC, a alteração "se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal e, tendo em vista a solicitação de várias instituições de ensino, o calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições."
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O público beneficiado pelo programa é composto por estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores, e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais informações na página do MEC.