A presidente Dilma Roussef demitiu, na tarde de ontem (30), o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. O filósofo será substituído por Aloízio Mercadante, que deixará a Casa Civil para assumir o posto. A troca foi motivada pela reforma ministerial do governo, que deverá ser anunciada nesta quinta-feira.
A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC) publicou na noite de ontem uma nota oficial confirmando a saída do ministro. De acordo com o texto, "a presidenta reconheceu e agradeceu o trabalho do ministro no MEC". Em seu perfil pessoal no Facebook, Janine Ribeiro afirmou que "o encontro foi absolutamente cordial".
Renato Janine Ribeiro é professor de filosofia e ética da Universidade de São Paulo (USP) e assumiu o Ministério no dia 27 de março, após a saída de Cid Gomes. Durante o período em que trabalhou no MEC, precisou administrar grandes cortes no orçamento e fazer ajustes financeiros no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).