Enem 2020: conheça os recursos acessíveis para cegos e surdocegos

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão molecular, e obtiveram pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), poderão utilizar diversos recursos nos dias de provas.

Conforme Edital do Enem, os participantes dentro dessas condições poderão ser acompanhados por cão-guia, além de utilizar as seguintes opções de materiais: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Os materiais portados serão vistoriados pelos aplicadores de provas.

Nesta edição, o Enem também passa a disponibilizar um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador durante os exames, além de indicar o implante coclear no caso de surdocegueira. Serão disponibilizados três guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego e uma banca especial para correção de suas provas.

O INEP considera todas as necessidades adicionais para realização das provas do Enem como "Atendimento Especializado", que inclui gestantes, lactantes, idosos, estudantes em situação hospitalar, entre outras condições específicas.

Nesta edição, o Enem registrou 55 mil pedidos para "Atendimento Especializado" em provas impressas, do total, 47.847 foram aprovados pelo INEP. O Enem Digital não há Atendimento Especializado.

O Enem Impresso será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021; e o Enem Digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!