Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem ficar preparados, pois faltam apenas 11 dias para abertura das inscrições. Os Editais das versões Impressa e Digital foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de junho.
De acordo com o cronograma, as inscrições ocorrerão entre os dias 30 de junho e 14 de julho e as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro (dois domingos consecutivos). Apesar de possuir editais específicos para as versões Impressa e Digital, o cronograma é o mesmo para ambas modalidades, o que não aconteceu na edição anterior.
O Inep já havia publicado o Edital referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição e à justificativa de ausência da edição anterior. As solicitações foram recebidas entre os dias 17 e 28 de maio. Os resultados foram informados 9 de junho e já podem ser acessados na página do participante.
De forma inédita, o Inep divulgou o edital de isenção separado da inscrição do Enem. O objetivo da iniciativa é evitar que o candidato deixe de se inscrever no exame caso seja isento da taxa inscrição. Os participantes beneficiados com a isenção ou não, deverão realizar as inscrições para garantir a participação.
O candidato que necessitar de atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno de espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outras condição específica.
O pedido para tratamento pelo nome social pode ser realizado após o período de inscrição, na página do participante, entre os dias 19 e 2 de julho.
Acesse o Edital Enem Impresso, o Edital Enem Digital e o portal do Inep para mais informações.