Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem contar com a plataforma online Hora do Enem para reforçar seus estudos. O programa é gratuito e reúne professores e convidados importantes para a preparação dos estudantes nas provas.
O Programa é exibido de segunda a sexta-feira, às 7h, às 13h e às 18h na TV Escola. Nos finais de semana também são disponibilizadas as maratonas - sábado às 15h e domingo às 6h.
O calendário é elaborado semanalmente com disciplinas alternadas. O Ministério da Educação (MEC) já divulgou a programação da próxima semana:
Segunda-feira (19): O professor de Matemática, Sandro Vinícius, abordará Grandezas Proporcionais e Logaritmo;
Terça-feira (20): O professor de História, Fernando Loureiro, falará sobre Primeiro Reinado e Primeira República;
Quarta-feira (21): O professor de Língua Portuguesa, Rômulo Bolivar, falará sobre Coesão e Interpretação de texto;
Quinta-feira (22): O professor, Fabrício Pinheiro, abordará Biorremediação e Especiação;
Sexta-Feira (23): O professor, Raphael Torres, dará dicas de Redação, principalmente, sobre o uso de vírgula no texto.
Os participantes além de acompanhar a exibição semanal, podem acessar diversos conteúdos disponíveis na plataforma. As gravações de edições anteriores também podem ser conferidas.
Enem 2019:
As provas desta edição serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. De acordo com o Edital, algumas alterações foram realizadas, entre elas, o sistema de inscrição que permitiu a inclusão da foto do candidato, porém, não obrigatória; o participante será eliminado da prova caso seu aparelho eletrônico emita algum som; os alimentos passarão por revistas; além disso, foi desenvolvido um aplicativo de orientação profissional para os estudantes.
O Enem é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no Exame, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) , Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e em Instituições Portuguesas (37 Universidades conveniadas).