O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou nesta terça-feira o acesso aos espelhos das redações produzidas no Enem 2016. Para consultar o documento, os candidatos devem entrar na página do Enem e indicar senha e número do CPF.
O acesso ao espelho tem caráter exclusivamente pedagógico. Com a consulta, os candidatos poderão saber quais notas foram atingidas em cada uma das cinco competências avaliadas:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
No ano passado, o tema da redação da primeira aplicação do Enem foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Os alunos que tiveram provas adiadas dissertaram sobre um tema parecido: "Caminhos para combater o racismo no Brasil".
Mais informações na página do Enem.