Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem conferir as principais orientações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que não ocorra imprevistos e nem desinformações quanto às regras de aplicação de provas.
Os candidatos devem ler o Edital, onde informa todas as normas e critérios estabelecidos. Nos dias de provas, os candidatos deverão portar um documento original de identificação com foto, e uma única caneta, esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
Os concorrentes também deverão se apresentar com máscara que cubra totalmente o nariz e a boca. Os mesmos poderão levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. Caso o candidato se recuse a seguir os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.
A higienização das mãos com álcool gel será obrigatória antes da entrada na salas de provas. Os recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação.
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital), para um total de 5.783.357 inscritos.
Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h30 (horário de Brasília). Assim, os participantes terão 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Esta foi mais uma medida adotada em decorrência da pandemia por Covid-19.
Segundo o Inep, as salas de aula poderão ocupar apenas 50% da capacidade original. Além da redução de candidatos em ambiente de aplicação, será disponibilizada uma sala especial com ocupação de até 12 pessoas, consideradas vulneráveis à contaminação do vírus, conforme o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. O grupo de risco abrange lactantes, gestantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. Os perfis foram identificados no processo de inscrições, e assim, já alocados em salas especiais.
Os profissionais que vão trabalhar nos dias de provas (fiscais, aplicadores e outros colaboradores) também foram capacitados em relação às medidas de segurança sanitária por meio de cursos a distância.
Para mais informações acesse o portal do Inep.