O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) divulgou, na manhã desta terça-feira, as primeiras parciais das notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2016. A informação pode ser acessada na página do Sisu.
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os prováveis selecionados) para cada curso, tendo como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso. O cálculo da classificação parcial é feito a partir das notas de todos os inscritos em cada opção. Assim como a nota de corte, a consulta da classificação pode ser decisiva para a aprovação, pois permite que o candidato avalie suas chances reais de convocação. Como os estudantes podem modificar suas opções quantas vezes quiserem durante o período de inscrição, é possível utilizar os dados de maneira estratégica: caso o candidato perceba que não possui chances de aprovação em um curso, ele pode modificar sua opção para outro, no qual esteja melhor classificado.
As notas de corte serão recalculadas e disponibilizadas nos dias 13 e 14. O resultado será divulgado no dia 18 de janeiro.
As 131 instituições participantes oferecerão, nesta edição, 228 mil vagas.
Para tirar mais dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificado, clique aqui.