O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) prorrogou até 5 de junho, o prazo para a coleta de dados do Censo da Educação Superior. O cronograma atualizado do Censo Superior 2019 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24).
O Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) permanecerá disponível para que as instituições preencham os todos os dados solicitados, nesta primeira etapa da coleta.
O procedimento deve ser efetuado anualmente por representantes de todas as instituições de educação superior do país, públicas e privadas. O Sistema Censup está aberto para declaração das informações de 2019, desde 20 de janeiro de 2020.
"Um bom sistema de informação ajuda os governos e a sociedade a buscar soluções para os problemas revelados pelas evidências empíricas. Esta constatação ganha ainda mais relevo em uma emergência como a que vivemos. Precisamos de informações relevantes e fidedignas para orientar as políticas para o período pós-pandemia. O Censo será uma fonte de dados vital para o sucesso dessas políticas", declarou o diretor de Estatísticas Educacionais do INEP, Carlos Eduardo Moreno.
O Censo é realizado pelo INEP e serve para obter informações detalhadas sobre as Instituições de Ensino Superior, cursos de graduação presencial e à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, estudantes ingressantes e concluintes, corpo docente e organização acadêmica e administrativa. O Censo é a pesquisa mais completa efetuada no Brasil e o objetivo é oferecer aos gestores educacionais, à comunidade acadêmica e a sociedade a transparência no trabalho deste setor, além da busca pela melhoria e qualidade de ensino.
Para mais informações acesse a Portaria e o portal do INEP.