As inscrições para o Exame Nacional do Ensino do Médio (ENEM) destinadas às Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) iniciam dia 03 de outubro às 10 horas e seguem até dia 21 de outubro às 23h:59min. O edital foi publicado hoje (21) no Diário Oficial da União.
Os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa que desejam indicar as unidades para realização do ENEM 2016 deverão firmar Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) por meio deste endereço eletrônico até dia 7 de outubro às 23h:59min.
As inscrições dos candidatos ENEM PPL deverão ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos de cada Instituição vinculada à unidade. Os responsáveis também ficam encarregados de repassarem os resultados e demais informações, assim como, o encaminhamento dos estudantes aos Programas de acesso à Educação Superior. Lembrando que os candidatos aprovados precisam de autorização judicial para frequentar às aulas.
As provas nas unidades prisionais e socioeducativas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro. No primeiro dia o exame terá duração de 4 horas e 30 minutos contendo questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, o tempo para realização será de 5 horas e 30 minutos com questões em Linguagens, Matemática e Redação.
As provas aos demais candidatos serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. Com o resultado da média obtida no ENEM o estudante poderá tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) na qual oferta bolsas de estudos integrais ou parciais em cursos de Graduação em Instituições Privadas de Ensino Superior; poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) onde oferece vagas em Instituições Públicas; Financiamento Estudantil (FIES), entre outros.