INEP vai assegurar gratuidade aos candidatos que não conseguiram solicitar isenção no Enem 2020

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aos estudantes que não conseguiram solicitar a isenção. O prazo encerrou ontem (17) e recebeu em torno de 3 milhões de pedidos.

Segundo o presidente do INEP, Alexandre Lopes, a medida foi tomada para não prejudicar estudantes que tiveram suas aulas suspensas. "Ninguém será prejudicado ou ficará para trás", informou Lopes.

A gratuidade será concedida durante o período de inscrição (11 e 22 de maio), sem a necessidade de solicitação pelo participante. Podem receber isenção nos seguintes casos:

Importante lembrar que, o procedimento de isenção não garante as inscrições dos candidatos.  A partir deste ano, passa a ser obrigatório a inclusão da foto do participante no sistema. O valor da taxa de inscrição permanece o mesmo da edição anterior - R$ 85,00 podendo ser quitada até 28 de maio.

A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep em relação ao Enem, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Para mais informações acesse o portal do INEP. Confira o cronograma completo e editais do portal Enem.

 

 

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!