Inscrições abertas para o Encceja 2020; exame é voltado aos candidatos que não concluíram os estudos em idade adequada

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira (11), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Os interessados em tentar obter Certificação do Ensino Fundamental ou Médio por meio do Exame, podem se inscrever até 22 de janeiro de 2021 no portal.

O Inep publicou o Edital do Encceja 2020 no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de novembro de 2020. O Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame.

A aplicação das provas para o  Ensino Fundamental e Ensino Médio acontecerá em 25 de abril de 2021, em todos os Estados e Distrito Federal. A participação é voluntária e gratuita.

O Encceja Nacional é voltado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Os candidatos puderam justificar ausência na edição de 2019 junto ao Inep, entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. O procedimento era obrigatório caso o candidato desejasse participar da edição de 2020. A falta de justificativa, ou reprovação da mesma, implicará no pagamento de R$ 40,00. Segundo o Inep, a Guia de Recolhimento da União (GRU) estará disponível para pagamento na próxima semana.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!