O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020 encerra nesta sexta-feira (10), o período de inscrições. O programa é voltado aos países membros do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Podem participar da competição estudantes do ensino médio, técnico, graduação, mestrado e doutorado; pessoas já formadas; pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros que queiram apresentar seus projetos dos quais contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Mercosul.
O tema desta edição é "Inteligência artificial". Os trabalhos devem abordar umas das seguintes linhas de pesquisa:
- 1 - Inteligência Artificial e Internet das Coisas;
- 2 - Inteligência Artificial e Ambiente Rural;
- 3 - Inteligência Artificial e Saúde;
- 4 - Inteligência Artificial e Cidades;
- 5 - Inteligência Artificial e Insdústria;
- 6 - Ética e Inteligência Artificial.
O Prêmio será concedido nas seguintes categorias: Iniciação Científica; Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior; e Integração (equipe). Os vencedores receberão premiação entre R$8 mil e R$40 mil, conforme categoria.
O objetivo é reconhecer ações de jovens e equipes de pesquisas que apresentam forte potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de incentivar e promover a realização e expansão desses projetos e profissionais.
O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul. É organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com o apoio e patrocínio de outras organizações.
Acesse o Regulamento e demais informações no portal do Prêmio.