Estão abertas, até o dia 21 deste mês, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Serão oferecidas 291.338 vagas, distribuídas entre 122 cursos de 937 unidades de ensino. A divulgação da primeira chamada será realizada no dia 25 de março e as matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 26 e 28 de março.
Poderão se inscrever no Sistema de Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenham obtido nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, os estudantes deverão informar apenas o número de inscrição e senha utilizados no Enem de 2013. Nenhuma taxa será cobrada.
As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorrerão à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também poderão optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, na página do Sisutec, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Essa classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção e serve apenas de referência para os estudantes. O resultado final será divulgado apenas na data estabelecida pelo Sisutec.
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais informações na página do Sisutec.