Instituições que ofertam Bolsa-Formação do Pronatec serão inspecionadas por avaliadores do MEC

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Avaliadores do Ministério da Educação (MEC) irão visitar em torno de 350 Instituições que oferecem cursos da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O propósito da vistoria que acontecerá em todo país é verificar as condições de ofertas dos cursos, a satisfação dos estudantes e as regras definidas na regulamentação do programa. As informações coletadas serão indispensáveis para designar novas metas para as próximas etapas do Pronatec.

Entre 2011 e 2014 foram mais de 8 milhões matriculados no programa em mais de 4 mil municípios brasileiros. A Bolsa-Formação do Pronatec garante aos jovens e trabalhadores realizarem cursos técnicos, de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas redes públicas de educação profissional, nos serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S (Senai, Senac, Sesc, Sesi, Senar, Sescoop, Sest, Sebrae, Senat) e, em instituições particulares.

Marcelo Feres, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, esclareceu que o monitoramento é uma oportunidade para verificar o desenvolvimento dos cursos, a permanência e êxito dos alunos.

Segundo a diretora de políticas de educação profissional e tecnológica da Setec, Nilva Schroeder, para a escolha das instituições que receberão a visita até Dezembro, foram observados critérios como a distribuição de vagas, a região do país e ídice de abandono dos cursos.

Pronatec:

Foi criado pelo Governo Federal em 2011 por meio da Lei 11.513/2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Os cursos financiados pelo Governo Federal, são ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; as Rededes Estaduais de Educação Profissional; os Serviços Nacionais de Aprendizagem e Instituições particulares desde 2013.

Outra modalidade que se destaca é o Pronatec Aprendiz que foi criada em 2014 para inserir jovens no mercado de trabalho. O programa oferece cursos aos adolescentes acima de 15 anos, priorizando aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e matriculados em escolas da rede pública.

 

 

 

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!