Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) as portarias do Ministério da Educação (MEC) que autorizam o funcionamento de 34 novos cursos de graduação em instituições privadas. Juntos, os novos cursos irão gerar 4.470 novas vagas por ano.
A maior parcela das vagas (760) serão destinadas aos cursos de engenharia. As outras vagas estão distribuídas entre cursos de graduação, como Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Educação Física, e entre cursos tecnológicos, como Gestão de Segurança Privada e Logística. As regiões Sudeste e Nordeste foram as mais favorecidas.
A autorização é concedida após a verificação de que os cursos preenchem os requisitos exigidos pelo Ministério, através de análise e visita ao local.
O MEC também oficializou o reconhecimento de 50 cursos de graduação, provenientes tanto de instituições públicas quanto de instituições privadas. O reconhecimento exige que os cursos tenham ao menos um ano de funcionamento e é indispensável para a validação dos diplomas dos estudantes ali formados.
Na semana passada, o MEC autorizou a criação de oito novos cursos de medicina em universidades federais, que irão gerar 420 vagas a mais por ano. Os cursos serão criados nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.