O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De acordo com o documento, a prova será aplicada no dia 22 de novembro.
As inscrições deverão ser realizadas pelas instituições de ensino superior. Entre os dias 21 de outubro e 22 de novembro, os alunos dos cursos selecionados deverão responder o questionário do estudante, que será disponibilizado na página do Inep.
Serão avaliados, nesta edição, os estudantes matriculados nos seguintes cursos:
Bacharelado: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo.
Cursos tecnológicos: Comércio Exterior, Design de interiores, Design de moda, Design gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
O Enade é aplicado todos os anos para estudantes que estejam no último ano de graduação dos cursos selecionados. O Exame não cobra um desempenho mínimo dos alunos, pois o resultado é utilizado apenas para medir a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como base os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.